Top 15: Melhores Performances da Temporada

Selecionamos para você as performances mais marcantes da décima temporada do American Idol. Neste ano, foram tantas opiniões diferentes entre os colaboradores do Coloca que tivemos que aumentar a lista de 13 para 15 apresentações para conter as ameaças de suicídio e matança em série. As escolhas foram feitas levando em conta a qualidade e repercussão da performance para cada um dos cantores mais populares da competição.



1° Haley Reinhart - House of the Rising Sun


Depois de ser duramente criticada pelos jurados no primeiro round por ter cantado uma música desconhecida de Lady Gaga, Haley Reinhart precisava de algo espetacular para fechar bem a noite e garantir sua vaga no Top 4. E foi exatamente isso que tivemos. A loira parece ter guardado tudo que queria ter respondido aos jurados após as críticas e transformado isso num protesto em forma de música. Nós, é claro, agradecemos. "House of The Rising Sun" nos mostrou uma Haley madura, confiante e profunda, como nunca tínhamos visto antes. A perfeição técnica, o uso ideal de todos os recursos vocais, a iluminação, o início acapella e o final arrebatador. Até ela ficou surpresa ao ver que os jurados que pareciam odiá-la se renderam e a aplaudiram de pé. Não é atoa que durante a competição esta foi a performance mais vendida da temporada no iTunes e hoje é consagrada por nós como a melhor da temporada.


2° Haley Reinhart - I Who Have Nothing


Haley parecia ter chegado até onde poderia chegar na competição. Mais uma vez sofreu criticas pesadas dos jurados e o Top 3 parecia algo distante. É aí então que ela nos presenteia com essa performance de "I Who Have Nothing". Uma Haley clássica, com uma interpretação intensa e mais uma vez um final que tirou o fôlego não só dela, mas de todos nós. Resultado: Haley avança, deixa pra trás James Durbin e se torna a favorita de muitos para vencer o programa.


3° Casey Abrams - I Put A Spell On You


Casey começou a temporada como uma das grandes promessas deste ano. Em sua versão de "I Put A Spell On You", ele demonstra como é interessante e inteligente como artista, como cantor e principalmente como intérprete. Impossível não se arrepiar a cada nota cantada por Casey nessa música, pois tudo é feito de forma tão convincente, que você até acha que de fato está recebendo um feitiço do cantor. Não é atoa que depois de demonstrar uma veia tão forte para o jazz ele tenha disparado como o grande favorito do programa.


4° Haley Reinhart - Bennie And The Jets


A performance que fez Haley Reinhart desabroxar como uma das participantes que poderiam ir longe na competição. "Bennie And The Jets" é uma apresentação redondinha, pensada nos mínimos detalhes, como a própria cantora já falou. Nessa música, Haley é ótima em todos os quesitos que um verdadeiro artista deve ser, não peca em absolutamente nada. Voz, técnica, personalidade, originalidade, interpretação, presença de palco. Pra completar, ainda é sensual. Como resistir a ela sentada no piano seduzindo a todos? Haley conquistou o respeito do público e dos jurados e passou de provável próxima eliminada para dark horse da temporada.


5° Pia Toscano - I’ll Stand By You


Pia era quase uma desconhecida do grande público, até se apresentar com sua versão de "I’ll Stand By You" e logo no Top 24 já despontar como uma das mulheres preferidas ao prêmio, ao lado de Lauren Alaina. Ela transformou a música em um poço de emoção e recebeu a primeira standing ovation da competição. Pia se firmou ali como uma das candidatas mais relevantes e uma das melhores vozes da temporada


6° James Durbin – You Got Another Thing Comin’


Até o Top 24, James era apontado por muitos como apenas uma cópia mal feita de Adam Lambert, mas sua apresentação de "You Got Another Thing Comin’" mostrou o contrário. Ele provou que tem personalidade de sobra e foi o primeiro candidato da história do American Idol a fazer uma performance de Heavy Metal. Além disso, não ficou devendo nada no quesito presença e agudos altíssimos. Um artista praticamente pronto para o mercado. Incrível!


7° Pia Toscano - River Deep Mountain High


Pia vinha de uma fase com grandes apresentações vocais, mas tudo meio monótono, esquecível e sem relevância. Os jurados já vinham aconselhando a morena há semanas a cantar algo mais animado. Foi aí que veio o Top 9 e Pia fez uma de suas apresentações mais marcantes. Cantando perfeitamente como sempre e andando por todo o palco, com direito a fumaça, luzes e fogos, Pia mostrou que também pode ser uma ótima performer. Até hoje é difícil acreditar que depois de uma semana tão boa ela foi eliminada.


8° Scotty McCreery – You’ve Got A Friend


Scotty fazia várias apresentações regulares, mas que sempre pareciam a mesma, até resolver sentar na escada e ao lado de apenas um violãozinho e violinos fazer esta que foi uma de seus performances mais marcantes e emocionantes. Nós já tínhamos ouvido várias versões de "You’ve Got A Friend", mas sem dúvidas o cowboy deixou a sua marca na música com seu timbre único. Scotty se firmava ali como o provável vencedor do American Idol.


9° Lauren Alaina - Candle in the Wind


Lauren Alaina, que desde a audições era vista como uma das grandes candidatas ao título, conseguiu responder a todas as expectativas cantando este clássico do Elton John. A adolescente emocionou e com seu timbre doce e envolvente fez a sua performance mais sutil e encantadora na competição.


10° Jacob Lusk – Dance With My Father


Todos concordamos que Jacob é brega e com o passar do tempo foi ficando chato e previsível, mas não dá pra negar que ele é o melhor cantor que apareceu neste ano. Tudo isso fica claro nessa apresentação de "Dance With My Father", clássico do Luther Vandross. Além de abusar sabiamente de todos os admiráveis recursos vocais que possue, Jacob emociona de uma forma que nunca tinha feito antes. Foi lindo.


11° James Durbin - Maybe I'm Amazed


James já tinha convencido a todos de como ele era bom cantando rock pesado e precisava surpreender de outra forma no Top 13. Foi exatamente isso que o cantor fez se apresentando com a ótima "Maybe I'm Amazed", de Paul McCartney. Não apenas mostrou versatilidade, como também vulnerabilidade em sua interpretação, conseguindo demonstrar em uma só canção como a sua voz pode ser leve, agradável e poderosa. Se antes dessa performance ele já era uma grande aposta, depois dela se tornou um dos favoritos ao título.


12° Scotty McCreery - Gone


Scotty se firmou durante a competição como um dos participantes mais entertainers e com boa presença de palco entre os finalistas. A performance de "Gone" retrata bem isso. Além de estar muito confiante e totalmente a vontade, ele abusou dos seus graves singulares que fizeram até Lady Gaga se surpreender. Tanto carisma resultou no que nós já sabemos.


12° Naima Adedapo - Dancing in the Streets


Você há de concordar que essa performance é diferente de tudo já feito no American Idol. Naima Adedapo não correspondeu nem a metade da expectativa colocada nela antes das finais, mas conseguiu surpreender de outra forma no Top 11. Abusou de suas influências jamaicanas e uniu uma boa performance vocal ao seu talento para dança, chamando atenção de todos com uma apresentação cheia de energia e ousadia que a consolidou como uma das mais originais da temporada.


14° Paul McDonald - Folsom Prison Blues


Paul pode não ter sido o candidato mais consistente da décima temporada, mas quando acertava era ótimo. A ida ao bottom 3 na semana anterior fez com que ele fizesse sua melhor performance no Top 9, uma versão mais rápida e com mais energia do clássico "Folsom Prison Blues", de Johnny Cash. Não é de se espantar que com timbre e interpretação tão particulates e o sorriso mais cativante da temporada ele tenha conseguido agradar a tanta gente.


MENÇÃO HONROSA


15° Casey Abrams & Haley Reinhart - Moanin'


O sonho de grande parte dos telespectadores desta temporada se realizou quando Haley Reinhart e Casey Abrams dividiram o palco em um dueto pela primeira vez. Cantando o clássico "Moanin'", os dois mostraram o quão talentosos são em uma performance de jazz deliciosa, digna de grandes nomes da música americana. Com certeza até Ella Fitzgerald e Louis Armstrong se arrepiariam com a scat battle travada por essa dupla no palco do American Idol. Tanta química e entrosamento também serviu para reforçar os boatos de namoro entre os dois, mas se isso que assistimos tiver mesmo sido fruto de algum relacionamento, que Casey e Haley se casem e sejam felizes para sempre.

Comentários